Questões sobre Princípios Arquivísticos
1) (SELECON/2023 - Câmara de Várzea Grande/MT - Técnico Legislativo – Arquivista) O princípio que preconiza que os arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida é o da:
A) integridade
B) organicidade
C) proveniência
D) naturalidade
2) (CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Camaçari - BA - Assistente Administrativo) Determinado princípio da arquivística estabelece que os documentos devem ser organizados com base na identidade de seu elaborador, seja ele individual ou institucional. Trata-se do princípio da
A) proveniência.
B) integridade.
C) organicidade.
D) cumulatividade.
E) unicidade.
3) (FGV - 2023 - SEE-MG - Assistente Técnico da Educação Básica (ATB) A arquivologia, assim como qualquer matéria, necessita de regras e princípios para orientar os profissionais que a utilizam.
O princípio da proveniência preconiza que
A) o caráter único de determinado arquivo depende da inexistência de cópias de sua documentação.
B) os tratamentos empreendidos na transformação de um arquivo não podem ser revertidos após seu desfecho.
C) a natureza dos arquivos impede que um documento verdadeiro seja ao mesmo tempo verdadeiro e inautêntico.
D) os arquivos que sejam produzidos por uma instituição não devem se misturar aos produzidos por outras.
4) (Instituto Consulplan - 2023 - CORE-RS - Assistente Administrativo) Tendo em vista que a arquivologia é ampla e envolve diversos aspectos relacionados à organização e preservação de documentos para garantir seu valor ao longo do tempo, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) As fases pelas quais um documento passa, desde sua criação ou recebimento até sua eventual disposição final, são conhecidas por ciclo vital do documento.
B) A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) trata-se da gestão de documentos em formato digital, abrangendo desde a criação até o arquivamento e descarte, envolvendo tecnologias e práticas específicas.
C) O princípio que afirma que os documentos devem ser mantidos de acordo com sua origem e contexto de criação, para preservar sua autenticidade e confiabilidade, denomina-se princípio do respeito à ordem original.
D) É considerado documento arquivístico, qualquer registro, independente do suporte ou formato, produzido ou recebido por uma organização ou indivíduo no decorrer de suas atividades e que possui valor legal, administrativo, histórico ou cultural.
5) (FGV/2023 - Prefeitura de Niterói - RJ - Agente Administrativo) Sobre o princípio arquivístico da proveniência, assinale a afirmativa correta.
A) Fixa a identidade de um documento relativamente a seu produtor.
B) Classifica os documentos em função do conteúdo que abordam.
C) Mantém o caráter específico de um documento, em função de seu contexto de produção.
D) Garante a indivisibilidade e a integridade dos fundos de um arquivo.
E) Respeita a organização estabelecida pela entidade produtora da documentação.
6) (Instituto AOCP - 2024 - Assistente em Administração (UFS) Os princípios arquivísticos diferenciam a arquivística de outras ciências documentárias. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos princípios arquivísticos.
A) Princípios da legalidade, da procedência, da institucionalidade, da autenticidade e da aleatoriedade.
B) Princípios da proveniência, da organicidade, da unicidade, da indivisibilidade e da cumulatividade.
C) Princípios da representatividade, da entidade, da objetividade, da veracidade e da originalidade.
D) Princípios da liberdade, da expressividade, da igualdade, da respeitabilidade e da neutralidade.
E) Princípios da imparcialidade, da unidade, da independência, da universalidade e da voluntariedade.
7) (CEBRASPE (CESPE) - 2024 - Assistente Administrativo (Pref Camaçari) Determinado princípio da arquivística estabelece que os documentos devem ser organizados com base na identidade de seu elaborador, seja ele individual ou institucional. Trata-se do princípio da
A) proveniência.
B) integridade.
C) organicidade.
D) cumulatividade.
E) unicidade.
8) (VUNESP - 2024 - Profissional de Organização de Arquivos (UNICAMP) Apesar de ser considerado um princípio arquivístico, seu conceito aproxima-se mais das bibliotecas, pois, quando aplicado, os documentos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em conta sua origem e classificação original. Trata-se do princípio
A) do respeito aos fundos.
B) do respeito à ordem original.
C) da unicidade.
D) da naturalidade.
E) da pertinência.
9) (VUNESP/2024 - Profissional de Organização de Arquivos (UNICAMP) Quando documentos de um arquivo nacional são destruídos durante uma guerra, é correto dizer que está sendo ferido o princípio da
A) integridade arquivística.
B) unicidade.
C) proveniência.
D) territorialidade.
E) organicidade.
10) (VUNESP - 2024 - Profissional de Organização de Arquivos (UNICAMP) As relações que se refletem no interior dos conjuntos documentais e estabelecem a condição existencial dos arquivos estão presentes no princípio da
A) indivisibilidade.
B) proveniência.
C) organicidade.
D) unicidade.
E) integridade.
11) (CEBRASPE (CESPE) - 2024 - Assistente (CAU BR)/Administrativo) No que se refere à arquivologia e aos princípios arquivísticos essenciais, julgue o próximo item.
De acordo com o princípio da proveniência, deve-se fixar a identidade do documento de acordo com o seu produtor; segundo o princípio da organicidade, as relações administrativas orgânicas devem estar refletidas nos conjuntos documentais.
C. Certo
E. Errado
12) (CS-UFG/2024 - TJ-AC - Analista Judiciário – Arquivista) Os atributos permanentes da classificação que garantem aos documentos a característica de documento de arquivo e recuperam a sua organicidade são:
A) o respeito aos fundos e o respeito à ordem original.
B) o método funcional e o método estrutural.
C) a natureza e o conteúdo informacional.
D) a espécie e o tipo documental.
13) (Instituto Ágata - 2023 - Prefeitura de Medicilândia - PA – Arquivista) Desde meados do século XIX, o Respeito aos Fundos tem sido considerado o princípio básico da ciência arquivística. Por “Fundos”, entende-se:
A) A sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos.
B) A posição dos documentos em uma estrutura hierarquizada de arranjo.
C) A totalidade dos documentos de qualquer natureza que toda entidade administrativa, toda pessoa física ou entidade coletiva, acumulou automática e organicamente por razões de sua função ou atividade.
D) A entrada de documentos públicos em arquivos permanentes.
E) A operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
14) (IBFC - 2024 - RECIPREV - PE - Analista de Previdência e Assistência à Saúde – Arquivologia) A respeito dos fundos arquivísticos, assinale a alternativa incorreta.
A) Os arquivistas modernos concordam que respeitar os fundos, a proveniência e a ordem original é crucial para preservar a natureza orgânica dos arquivos como evidência de transações
B) Um fundo é um conjunto de documentos criados organicamente e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa individual ou coletiva no exercício das suas funções e atividades
C) A importância do fundo vem de ele ser, consoante com o fato que descrições devem partir do geral para o particular
D) A definição de um fundo requer um produtor definido e um sistema de arquivamento de documentos relacionado
E) O simples ato de produzir documentos já define necessariamente um fundo.
15) (FUNATEC/2024 - Prefeitura de Tucuruí - PA - Assistente Administrativo) Qual é o objetivo do Princípio da Proveniência na gestão documental:
A) Manter documentos sem relação entre si juntos no arquivo.
B) Preservar a integridade do fundo ou coleção, mantendo documentos de mesma origem agrupados.
C) Priorizar cópias em detrimento dos documentos originais.
D) Incluir documentos sem critério específico.
16) (IADES - 2023 - GDF-SEEC - Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Arquivologia) O princípio da ordem original também é conhecido como princípio
A) da estrutura interna dos fundos.
B) da pertinência.
C) da reversibilidade.
D) da proveniência.
E) de respeito aos subfundos.
17) (CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP – Arquivista) Ainda sobre os Princípios da Arquivologia, leia o enunciado e responda:
Esse princípio afirma que os documentos de arquivo refletem as atividades da entidade que os acumulou, seja essa entidade uma pessoa física ou jurídica, a quem estão vinculados organicamente. Isso significa que um documento de arquivo nasce vinculado a alguém (pessoa física ou jurídica) e permanecerá vinculado àquela pessoa até o fim de sua missão.
O enunciado se refere ao Princípio da:
A) Unicidade.
B) Organicidade.
C) Indivisibilidade ou Integridade.
D) Cumulatividade.
18) (CESPE / CEBRASPE/2024 - CAU-BR - Assistente Administrativo(a) No que se refere à arquivologia e aos princípios arquivísticos essenciais, julgue o próximo item.
De acordo com o princípio da proveniência, deve-se fixar a identidade do documento de acordo com o seu produtor; segundo o princípio da organicidade, as relações administrativas orgânicas devem estar refletidas nos conjuntos documentais.
Certo
Errado
19) (CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAU-BR - Assistente Administrativo(a) No que se refere à arquivologia e aos princípios arquivísticos essenciais, julgue o próximo item.
Segundo o princípio da indivisibilidade ou integralidade, os documentos de arquivo conservam seu caráter único de acordo com o contexto em que foram produzidos ao passo que, pelo princípio da unicidade, garante-se que os fundos de arquivos sejam preservados, sem mutilação, alienação e destruição não autorizada.
Certo
Errado
20) (QUADRIX - 2024 - Profissional de Suporte Técnico (CFN) Quanto à arquivologia, julgue o item seguinte.
Pelo princípio do respeito à
ordem original, os fundos de arquivo devem ser preservados sem
dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou
adição indevida.
Certo
Errado
GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES Princípios Arquivísticos:
1) GABARITO: Letra “a”.
Cumulatividade: também chamado de naturalidade, esse princípio remete ao enriquecimento do arquivo em razão de sua formação contínua.
Organicidade: os arquivos devem refletir funções, estrutura e atividades da entidade que o produz ou acumula, além de suas relações, tanto externas quanto internas.
Proveniência: manutenção dos arquivos agrupados, de forma a não permitir que se misturem aos demais provenientes de instituição, administração, pessoa física ou jurídica. Ou seja, respeitar a origem dos respectivos documentos.
2) GABARITO: Letra “a”.
Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA.
B) Princípio da Indivisibilidade ou Integridade: Decorrente do princípio de respeito aos fundos, exige que os fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição ou acréscimos indevidos ou não autorizados.
C) Organicidade: É o princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais.
D) Cumulatividade: Refere-se ao fato de que os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo (pessoa, empresa e etc.). Os arquivos resultam de um processo progressivo e espontâneo de sedimentação de documentos.
E) Unicidade: Segundo tal princípio, os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Aquele ofício do governo federal, por exemplo, possui natureza única em função do contexto de determinada atividade oficial.
Fonte: PDF alvonotj
3) GABARITO: Letra “d”.
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: Também chamado de Princípio do Respeito aos Fundos. Ele dispõe que os arquivos produzidos por diferentes entidades não devem se misturar.
De maneira a exemplificar essa situação, suponha-se que em um prédio há diversas salas de várias empresas diferentes e que esse edifício separe um cômodo apenas para guardar os documentos de arquivo produzidos por essas entidades. Desse modo, é de grande importância que o conjunto de documentos produzidos por cada empresa (conhecido também como fundos) não sejam misturados nessa sala.
SÃO PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS:
PROVENIÊNCIA OU DE RESPEITO AOS FUNDOS: os documentos de uma instituição não devem se misturar com os de outra instituição;
ORGANICIDADE: os documentos devem refletir a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas;
INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE: não se deve dividir, multilar ou separar os documentos;
UNICIDADE: cada documento é único no contexto em que foi produzido;
CUMULATIVIDADE OU NATURALIDADE: os documentos de arquivo são uma formação progressiva, orgânica e natural;
TERRITORIALIDADE: os arquivos, em regra, devem ser arquivados no lugar onde foram criados;
PERTINÊNCIA: leva em consideração apenas o assunto, desconsiderando a providência (CUIDADO: está em desuso, mas pode cair na sua prova);
REVERSIBILIDADE: as ações nos arquivos podem ser revertidas, caso necessário;
ORDEM ORIGINAL /ORDEM PRIMITIVA: os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original/sequência rigorosa dada pelo produtor;
PRINCÍPIO DA VERACIDADE: É qualidade de um documento representar a verdade dos fatos.
4) Letra “c”.
A LETRA C está incorreta porque o princípio que descreve a prática de manter os documentos de acordo com sua origem e contexto de criação não é chamado de "princípio do respeito à ordem original", mas sim de "princípio da proveniência" ou "princípio da procedência". O princípio da proveniência é uma diretriz arquivística que destaca a importância de manter a integridade dos fundos e coleções, preservando a relação entre os documentos e seu contexto original.
O "princípio do respeito à ordem original" é uma expressão que se relaciona com a prática de manter a organização original dos documentos, preservando a ordem em que foram criados e mantidos pelos seus criadores. Ambos os princípios, o da proveniência e o do respeito à ordem original, são fundamentais para garantir a autenticidade, confiabilidade e usabilidade dos documentos ao longo do tempo.
5) GABARITO: Letra “a”.
A) Fixa a identidade de um documento relativamente a seu produtor. PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
B) Classifica os documentos em função do conteúdo que abordam. PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA TEMÁTICA
C) Mantém o caráter específico de um documento, em função de seu contexto de produção. PRINCÍPIO DA UNICIDADE
D) Garante a indivisibilidade e a integridade dos fundos de um arquivo. PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE / INTEGRIDADE
E) Respeita a organização estabelecida pela entidade produtora da documentação. PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL ou SANTIDADE
6) GABARITO: Letra “b”.
São princípios arquivísticos: Princípios da proveniência, da organicidade, da unicidade, da indivisibilidade e da cumulatividade.
7) GABARITO: Letra “a”.
Também chamado de Princípio do Respeito aos Fundos, o princípio da Proveniência é um pouco mais simples de entender do que o anterior. Ele dispõe que os arquivos produzidos por diferentes entidades não devem se misturar.
De maneira a exemplificar essa situação, suponha-se que em um prédio há diversas salas de várias empresas diferentes e que esse edifício separe um cômodo apenas para guardar os documentos de arquivo produzidos por essas entidades. Desse modo, é de grande importância que o conjunto de documentos produzidos por cada empresa (conhecido também como fundos) não sejam misturados nessa sala.
Este princípio fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.
Apesar de ser considerado um princípio arquivístico, seu conceito aproxima-se mais das bibliotecas, pois, quando aplicado, os documentos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em conta sua origem e classificação original. Trata-se do princípio
a) do respeito aos fundos.
Errado. Também chamado de princípio da proveniência, determina que os arquivos produzidos por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
b) do respeito à ordem original.
Errado. Também chamado de princípio da santidade, é o princípio que determina que a organização dada ao fundo, pelo seu produtor, seja preservada, desde que seja compreensível e funcional para todos. Vale ressaltar que se for uma organização que só tem sentido na cabeça de quem fez, poderá ser proposta um organização mais adequada.
Errado. O princípio da unicidade determina que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental.
Errado. Também chamado de princípio da cumulatividade, determina que os registros documentais referem-se à maneira como os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta. Esses conjuntos documentais são uma formação progressiva, orgânica e natural.
Correto. O princípio da pertinência é o único princípio arquivístico que fala em RECLASSIFICAR os documentos. Sua definição, segundo a literatura arquivística, é a seguinte:
Princípio da pertinência - Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
GABARITO: LETRA E.
Quando documentos de um arquivo nacional são destruídos durante uma guerra, é correto dizer que está sendo ferido o princípio da
Correto. A lietratura arquivística nos diz que a integridade arquivística é:
Objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas.
No caso apresentado, uma situação de guerra, os documentos destruídos foram objetos de uma eliminação indiscriminada, não houve controle, relação de documentos, método adequado, previsão legal ou qualquer outra coisa. Sendo assim, essa é a nossa altenativa correta.
Errado. O princípio da unicidade determina que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental. Desta forma, a situação de documentos destruídos durante uma guerra, não fere esse princípio.
Errado. Também chamado de princípio de respeito aos fundos, determina que os arquivos produzidos por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Desta forma, a situação de documentos destruídos durante uma guerra, não fere esse princípio.
Errado. O princípio da territorialidade determina que os documentos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos. Desta forma, a situação de documentos destruídos durante uma guerra, não fere esse princípio.
Errado. Os conjuntos documentais de um arquivo são produzidos de maneira orgânica, decorrente do cumprimento de uma função ou atividade, sendo assim, o princípio da organicidade diz que os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Desta forma, a situação de documentos destruídos durante uma guerra, não fere esse princípio.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário
brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo
Nacional, 2005.
GABARITO: LETRA A.
10) Letra “c”. As relações que se refletem no interior dos conjuntos documentais e estabelecem a condição existencial dos arquivos estão presentes no princípio da
a) indivisibilidade.
Errado. Também chamado de princípio da integridade, determina que os conjuntos documentais não devem sofrer dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Errado. Também chamado de princípio de respeito aos fundos, determina que os arquivos produzidos por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
Correto. Os conjuntos documentais de um arquivo são produzidos de maneira orgânica, decorrente do cumprimento de uma função ou atividade, sendo assim, o princípio da organicidade diz que os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Ou seja, os documentos existem porque os documentos cumprem funções e atividades específicas.
Errado. O princípio da unicidade determina que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental.
Errado. Princípio da integridade e princípio da indivisibilidade são a mesma coisa, o examinador só quis confundir o candidato que estudou pouco. Sendo assim, sua explicação foi apresentada na alternativa A.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa L. (coord..). Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros - Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996.
A arquivologia pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.
Conforme o dicionário de terminologia arquivística:
Princípio da Proveniência - Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
Este princípio fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.
Já o princípio da organicidade nos diz que os documentos de arquivo mantêm estreita relação com os demais documentos pertencentes ao conjunto e com a entidade que os acumula.
Ou seja, as relações administrativas orgânicas devem estar refletidas nos conjuntos documentais.
12) GABARITO: Letra “a”.
Os atributos permanentes da classificação que garantem aos documentos a característica de documento de arquivo e recuperam a sua organicidade são: o respeito aos fundos e o respeito à ordem original
13) GABARITO: Letra “c”.
Fundo é:
A totalidade dos documentos de qualquer natureza que toda entidade administrativa, toda pessoa física ou entidade coletiva, acumulou automática e organicamente por razões de sua função ou atividade.
14) GABARITO: Letra “e”.
Arquivos não são coleções artificiais adquiridas, arranjadas e descritas inicialmente por tema, local ou tempo, e sim em uma relação contextual, orgânica e natural com sua entidade produtora e com os atos de sua produção.
E) O simples ato de produzir documentos já define necessariamente um fundo = errado.
Não é de qualquer jeito, tem q ter uma relação. Não basta só produzir.
Ex: fiz uma coisa pra outra pessoa. Trabalho numa empresa crio um documento/ lei uma ideia ...o documento vai ser meu? Mérito meu ? Não vai ser da empresa . O nome dela fundo vai tá relacionado a ela. (Espero q de pra entender o sentido do exemplo)
Dica com base no exemplo da empresa:
Item C) A importância do fundo vem de ele ser, consoante/ de acordo com o fato que descrições devem partir do geral para o particular;= certo
O ex. Da empresa O documento parte do geral para o particular
Os peões fazem, criam mas vai ser do particular, empresa .
Parte do geral a massa para o particular empresa ( não vou ver quem criou ele /documento ,vou logo no fundo ver com quem ele se relaciona, tá em nome de quem)
15) GABARITO: Letra “b”. Princípio da Proveniência:
1. Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
2. Também chamado respeito aos fundos ou procedência.
16) GABARITO: Letra “a”.
O princípio da ordem original também é conhecido como princípio da estrutura interna dos fundos
17) GABARITO: Letra “b”. Refere-se ao Princípio da organicidade.
18) GABARITO: CERTO.
Princípio da Proveniência/Princípio do respeito aos fundos: os arquivos produzidos por diferentes entidades não devem se misturar. De acordo com esse princípio deve-se fixar a identidade do documento de acordo com o seu produtor. Desse modo, é de grande importância que o conjunto de documentos produzidos por cada empresa (conhecido também como fundos) não sejam misturados.
Princípio da organicidade: demonstra a relação orgânica entre o documento de arquivo e a entidade que o acumulou, refletindo as funções, atividades e estrutura da instituição.
19) GABARITO: ERRADO.
Na realidade os conceitos estão invertidos. A alternativa estaria correta se estivesse da seguinte forma:
Segundo o princípio da indivisibilidade ou integralidade garante-se que os fundos de arquivos sejam preservados, sem mutilação, alienação e destruição não autorizada, ao passo que, pelo princípio da unicidade, os documentos de arquivo conservam seu caráter único de acordo com o contexto em que foram produzidos.
Princípio da Proveniência: os arquivos devem ser organizados de acordo com sua origem.
20) GABARITO: ERRADO.
Na verdade, é pelo princípio da integridade os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.